sexta-feira, 5 de julho de 2013
Olá! *-*
Fiz uma pesquisinha básica sobre a história da maquiagem e como ela evoluiu com o passar do tempo, descobri muita coisa interessante e reuni algumas dessas coisas em um único post pra vocês.

Quer saber um pouco mais sobre a história da make? Então vem comigo...


O nome maquiagem ou maquilagem vem do francês maquiller, que significa pintar o rosto. O registro mais antigo e significativo vem do Antigo Egito, foram os egípcios os primeiros a incorporar a maquiagem aos rituais diários de beleza e higiene, como os famosos banhos de leite e máscara de argila de Cleópatra.
Cleópatra bem representou o ideal de beleza daqueles tempos, ela foi um ícone de beleza e ainda hoje traz inspiração para makes e looks.


Segundo a lenda, os egípcios pintavam os olhos de preto para evitar o olhar direto para o deus "sol" com o khol, uma mistura de mineral malaquita com carvão e cinzas, o primeiro registro de maquiagem mineral da história.
Essa mistura além de um símbolo de status e beleza usado por nobres também era usado no intuito de proteger os olhos e pálpebras dos efeitos nocivos do sol.



Depois, já na idade média os chineses inventaram o pó-de-arroz, os japoneses então tiveram a idéia de utilizá-lo para uniformizar o rosto das mulheres, pois com todas iguais evitava-se confrontos e ciúmes entre os homens. Aplicava-se o Oshiroi, um pó espesso e argiloso feito de farinha de arroz que ainda hoje é utilizado por gueixas.


Enquanto isso no ocidente a maquiagem era sinônimo de pecado e luxúria na idade média, mulheres que pintassem o rosto eram consideradas mulheres fáceis e prostitutas.
Nesse período o costume de maquiar-se foi abandonado na Europa pois a vaidade não era visto com bons olhos e a religião desaprovava.
A maquiagem inclusive já foi passível de punição semelhante a da bruxaria.


Foi no início da década de 1920 que a maquiagem realmente se popularizou e tomou  mundo.
Na década de 30 as divas do cinema conquistaram e arrasaram corações, a principal característica da maquiagem nesse período eram as sobrancelhas finas e olhos pretos esfumados.




Nos anos 40 e 50 a maquiagem ressurgiu com força trazendo lábios realçados, delineador, cílios postiços e sombras em tons pastéis e deixando a mulher mais feminina.

A inesquecível Merilyn Monroe é o melhor exemplo desse período. Ela usava sombras claras e um batom vermelho intenso que aumentava sua feminilidade e enlouquecia os homens com sua boca vermelha e pele perfeita.
Esse look ainda hoje faz sucesso e é usada em ocasiões mais formais e elegantes. Trás muita inspiração.





Os anos 60 foram marcados pela liberdade de expressão e pelo exagero.  
Na década de 70 as cores de maquiagem tornaram-se populares, acompanhando as coleções da alta-costura francesa, italiana e inglesa.



Nos anos 80 houve uma divisão, de um lado mulheres super maquiadas, do outro maquiagem clean conforme tendência do culto do corpo e a valorização do natural.

Nos anos 90, depois de todo o excesso das décadas anteriores o mundo quis algo com menos cor e mais voltado ao natural, período chamado de "minimalismo".

A partir dos anos 90 até os dias de hoje a maquiagem só evoluiu. Surgiram mais produtos exclusivos para cada tipo e tom de pele, produtos que visam realçar o belo e disfarçar o defeito.



Na maquiagem dos anos 2000 quanto mais perto da realidade melhor. A maquiagem  continua evoluindo bastante em questão de qualidade e benefícios de cada produto que tem ganhado novas cores e texturas específicas para cada tipo de pele, antes produtos usados apenas para esconder imperfeições agora, graças a tecnologia além de desenvolver essa função também trata da pele. Como os famosos BB Cream, mas isso já é assunto pra outro post. rss



Bom, é isso!
Eu amei conhecer mais sobre a história da make, espero que vc também. :)
Se gostou, ou quer dar alguma sugestão deixe um comentário.
Beijoos =*

10 comentários:

Oi gatona :D Obg pela visita.
Deixe um recadinho.
Beijos!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Quem escreve...

Me siga no face...

Tecnologia do Blogger.

No Instagran...

No twitter...

Siga o Mundo Maquiado

Pesquise aqui