15 de ago. de 2017


A tangerina é uma fruta cítrica de cor alaranjada, muito popular e conhecida por diversos nomes como mexerica, bergamota, laranja-mimosa, poncã, entre outros. Além de ser muito saborosa a fruta oferece diversos benefícios a quem consome sua polpa, o que muita gente não sabe é que sua casca também é muito rica e pode nos proporcionar tantos benefícios quanto a polpa.


As propriedades e os benefícios da casca da tangerina

  • A casca da tangerina é rica em vitaminas A, B1, B2, niacina, vitamina C, cálcio e fósforo,
  • Contém um elevado teor de antioxidantes, que ajudam o organismo a combater doenças, dentre elas, o câncer. Também ajuda a baixar o colesterol ruim.
  • É rica do composto Q40 salvestrol, que retém o oxigênio de qualidade no corpo e elimina os radicais livres.
  • Na medicina tradicional chinesa, a casca de tangerina é utilizada para auxiliar no processo de digestão, acalmando o estômago, além de equilibrar a taxa de açúcar no sangue, desintoxicar o fígado e aliviar o estresse.
  • Ainda segundo a medicina tradicional da China, o chá de tangerina ajuda a manter a temperatura do corpo, e acompanhado por gengibre e alfazema, é um ótimo aliado para as épocas em que gripes e constipações são males comuns.
  • Por auxiliar na digestão e pelas suas propriedades diuréticas, algumas pessoas acreditam que os nutrientes da casca possam auxiliar na perda de peso.

Como consumir a casca

Podemos consumir a casca através do chá e de doces em compotas que ficam uma delícia.

Receita do chá da casca de tangerina


Após consumir a fruta guarde os pedaços da casca, o chá pode ser feito com ela ainda fresca ou secas. Para secar a casca basta deixa-las ao sol por alguns dias, em dias bem quentes e ensolarados 1 dia apenas vai ser suficiente, o benefício de seca-las é que assim podemos guarda-las por semanas se forem armazenadas lacradas na geladeira.

Ingredientes
  • Casca de 1 tangerina picada
  • 500 ml de água fervente.
Acrescente a casca picada á água fervente e deixar em infusão por aproximadamente 3 minutos, após esse tempo beber a vontade. Lembrando que para auxiliar a diminuir o colesterol o chá deve ser consumido sem adição açúcar, mel ou adoçantes. Pode ser consumido gelado também.


Agora que você conhece o poder dessa maravilha de chá que além de tudo ainda fica delicioso, tenho certeza que não jogará mais no lixo as cascas da tangerina, mexerica, bergamota, poncã, ou seja lá como queira chama-la. 

Eu fiz, tomei e recomendo, realmente ficou um chá delicioso e bonito de se ver.









Oi amore! Gostou do post? Deixe um comentário.
Beijos!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mundo Maquiado . 2017 Copyright. All rights reserved. Designed by Blogger Template | Free Blogger Templates