20 de jul. de 2018

Oi gente!!

Você conhece a história da maquiagem? Aqui no blog já tivemos um post contando toda a história da maquiagem (veja aqui), porém hoje o post será um pouco diferente.
Reproduzi no Instagram (@lizdantasmakeup) cada maquiagem da linda do tempo em mim, assim podemos ver de uma forma bem clara como a tendência de cada época influenciava na beleza, além de conhecer os costumes e padrões que eram pregados pelas pessoas que viviam na época.
Foi uma verdadeira viajem no tempo para mim. Em algumas épocas me senti bonita, em outra senti dificuldade de me adequar ao padrão, em outra me senti valorizada... Enfim, foram muitas emoções hahaha


Vamos ver o resultado disso tudo?


Começamos pelo Antigo Egito e a maquiagem padrão Cleópatra 

A Rainha Cleópatra representou muito bem o ideal de beleza da época, 100 A.C. Os egípcios utilizavam o Khol, uma pasta preta em volta dos olhos como proteção contra os raios do sol, para embelezamento e diferenciar classes, daí vem o famoso delineado egípcio. 
Cleópatra além do delineado também utiliza sombras nos olhos e outros cosméticos para dar cor e saúde aos lábios e pele, por isso destacou-se e tornou-se um ideal de beleza entre as mulheres da época.
Uma curiosidade sobre Cleópatra é que ela é bem diferente fisicamente do que foi retratado no cinema, ela não tinha a beleza estonteante de Liz Taylor, (ta mais pra Liz Dantas mesmo😅) tinha pele bronzeada, olhos escuros, nariz levemente avantajado e traços bem normais. Ou seja, ela não foi tida como uma deusa pela sua forma física, mas por ser uma grande governante e por ter ótimo gosto pra maquiagem e moda é claro.


A época agora é a Idade Média (séculos X a XV)

Nesse período a maquiagem passou por dois momentos, inicialmente era proibida, usada apenas por prostitudas. E a partir do século XI foi liberada com um padrão que resumiasse em uma pele muito pálida, blush bem marcado (a típica chinelada na cara😂) e lábios rosados, porém, as mulheres acusadas de se utilizar da maquiagem para "enfeitiçar" homens para se casar podiam sofrer punições como a de bruxaria. TENSO!!!  Mas vale citar a moda da época tbm... Vestidos longos e cheios de armação, espartilhos apertados criando uma cintura de pilão e seios firmes que coincidentemente ficavam bem a mostra e cabelos sempre preso com penteado (muitas usavam peruca)... Imagina o moço desmontando a moça depois do casório... O que sobrava as vezes podia assustar mesmo.




Enquanto isso no oriente o padrão era a maquiagem das Gueixas

As Gueixas são mulheres japonesas que estudam a tradição milenar da arte, dança e canto, e se caracterizam distintamente pelos trajes e maquiagem tradicionais desde a era feudal no Japão, ou Idade Média.
Nesse período a maquiagem era utilizada para padronizar as mulheres no japão, todas utilizavam a mesma maquiagem, pois acreditava-se que assim poderiam evitar conflitos entre os homens pois estandos todas as mulheres iguais não haveria motivo de desejar a mulher do próximo. 
As característica da maquiagem das Gueixa são uma pele branca como porcelana, delineado preto, sombra rosa e labios pintados em forma de coração vermelho.







Maquiagem das décadas de 10, 20 e 30

Foi somente no século XX que os cosméticos se tornaram produtos de uso geral. Por volta de 1920 a maquiagem passou a ser um item essencial para o cinema pois como ainda não havia tecnologia para efeitos especiais, a maquiagem era o único recurso para alterar a aparência dos personagens nos filmes. 
Eram as Divas dos cinemas que ditavam a maquiagem e a moda da época... Pele pálida, olhos bem marcados com sombra escura esfumada, sobrancelha fina desenhada á lápis e boca bem delineada com batom escuro... Os cabelos eram curtos, usava-se acessórios na cabeça como chapéus ou tiaras, e as roupas sempre luxuosas com colares e jóias, as de pérolas eram as mais desejadas.




Maquiagem das décadas de 50 e 60

O início da década de 40 foi marcado pela Segunda Gerra Mundial. Foi um período difícil, houve racionamento de diversos produtos incluindo cosméticos, com isso a quantidade de maquiagem reduziu, o tom de pele natural e maquiagem mais leve ganhou lugar. 
Durante a gerra os soldados penduravam em seus alojamentos desenhos mulheres, as Pin-ups, eram mulheres sempre muito bonitas, com corpos voluptuosos em trajes e poses sensuais.. Causavam suspiros aos homens e inspiração as mulheres. Na década de 50 a tendência da maquiagem passou a seguir o padrão da maquiagem delas: Pele alva, olhos com sombra suave em tons claros, delineado proeminente, blush suave e batom vermelho vernis vibrante. A moda da época também seguia o padrão Pin-up. Os vestidos resaltavam a feminilidade e curvas do corpo, os ombros e o colo ficavam em evidencia. Os cabelos foram ganhando comprimento e eram estilizados com ondas, cachos e muito laquê.




Maquiagem da década de 60 - Twiggy

Nesta década a maquiagem resaltava os olhos, o côncavo marcado era o hit do momento, a pele deixou de ter o aspecto "esbranquiçado" e passou a ser mais voltada ao tom natural, o blush e batom eram suaves. Os penteados dos anos 60 eram bem elegantes, com topetes bufantes e cortes geométricos.
A década de 60 ficou marcada pela icônica maquiagem da modelo Twiggy, que é considerada a primeira supermodelo até hoje.




Maquiagem da década de 70, a era Hippie

Essa década foi marcada pelo movimento hippie, era disco e principalmente pela liberdade. É difícil definir um estilo único para essa época onde cada um se sentia muito a vontade pra seguir o seu próprio estilo, a maquiagem seguia a mesma liberdade, havia mais cores nas pálpebras porém menos marcação. O culto a pele pálida que já havia começado a decair na década de 60, finalmente é abandonado em 70 e peles bronzeadas passam a ser sinônimo de lazer e ostentação... A meta agora era ser uma "moça do corpo dourado do sol de Ipanema".  Paz e amor pra vcs. ✌️




Maquiagem da década de 80

Essa sem dúvida é minha década preferida. Teve as melhores bandas, músicas, filmes, moda... Não espera, a moda nem tanto. Mas foi uma década muito promissora, e eu nasci nela inclusive. hahahha
Em 80 a TV se popularizou, a moda se criava e se propagava muito rápido e todo mundo queria seu lugar ao sol... Se não fosse pra causar com a maquiagem e com o looks ninguém saia de casa.
Tudo usado nessa época era feito pra chamar atenção, na maquiagem quanto mais cores e marcação melhor, os cabelo eram bagunçados e com muito volume, roupas muito coloridas ou trabalhadas no preto punk pros rockeiros.  Sem dúvida uma das melhores épocas




Maquiagem da década de 90

Após toda overdose de cores e estilos de 80, a década de 90 inventou o nude com batom marrom pq ninguém mais aguentava manchar tudo em volta com excesso de maquiagem. Começaram a usar o chinelo só no pé e não mais pra dar na cara e o blush ficou bem mais suave. hahaha
Desde então a maquiagem tem evoluído a todo momento com relação a tecnologia, texturas, cores e técnicas. As tendências se propagam e mudam muito rápido, se tem algo que define a maquiagem de 2000 pra frente é o movimento e as mudanças constantes, impossivel fazer uma maquiagem aprenas pra definir nossa época.





Aqui chegamos ao fim dessa maravilhosa jornada. Vocês podem ver mais fotos e detalhes dela no meu Instagram e nos destaques.
Espero que tenham gostado! Se chegou até aqui não esqueça de deixar um comentário, me diz o que você achou, o que concorda ou faria diferente?

Até mais!!

Oi amore! Gostou do post? Deixe um comentário.
Beijos!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mundo Maquiado . 2017 Copyright. All rights reserved. Designed by Blogger Template | Free Blogger Templates